Modelo de convenção de condomínio, qual utilizar?

Do you know any model condominium convention and know what it is? It can be decisive for you to choose the best place to live or work.

Regardless of the model of condominium, there is a document that records what should be the part of each resident with the contribution of tasks and how the condominium will administer it. This document is a model condominium convention.

This document also provides for other forms of organization, such as the use of common areas for residents, events, meetings, etc. But how to correctly choose a convention?

It is important, first of all, that she be registered in a notary’s office. There is a law that provides that even without registration, it is valid if at least 66% of the condominium owners have already signed up. Even so, to avoid any problem, it is best that it is registered.

Continue reading “Modelo de convenção de condomínio, qual utilizar?”

Papel do síndico na sociedade

A convivência em sociedade sempre requer a figura de um líder, alguém que saiba manter as coisas em ordem e funcionando corretamente. No caso dos condomínios essa pessoa é o síndico. Sua função vai desde a resolver conflitos entre moradores até questões de manutenção e melhorias no prédio. Por isso é tão importante a presença de um síndico no condomínio. Continue reading “Papel do síndico na sociedade”

Vantagens de ser síndico

One issue to be analyzed and discussed for a good condominium administration is the fact of the rules and the freedom and especially the respect that everyone should have. For a child to understand is very easy, but parents or responsible adults can take this as offense or humiliation. Mutual respect is fundamental for coexistence.

  • I’m a trustee now? Is it possible to be prepared for any conflicts that may come? Is it an option or opportunity?

Continue reading “Vantagens de ser síndico”

Como administrar um condomínio – Dicas de organização para simplificar a gestão do seu condomínio

Hoje a administração de condomínio é para ao se administrar uma pequena empresa, dependendo do condomínio é como administrar uma empresa média! É preciso ter muito atenção em todos os setores para se manter dentro da lei, então, como administrar um condomínio sem ter problemas e ainda manter baixos custos de gestão?

Para administrar um condomínio, é preciso ter conhecimento contábil, trabalhista, civil, além de áreas administrativas, para quem quiser ser um bom síndico. Fora essas habilidades é preciso ter muita paciência com relação aos demais condôminos e ser um mediador de conflitos.

Continue reading “Como administrar um condomínio – Dicas de organização para simplificar a gestão do seu condomínio”

Como economizar água em seu condomínio – Dica de um garoto de 8 anos que já ajudou seu condomínio a economizar em quase 25% o consumo de água.

Sempre que temos algum problema buscamos soluções com profissionais, ou tentamos encontrar nossas soluções e acabamos chegando a a soluções complexas ou de alto custo, um pequeno vício da vida adulta de eliminar o simples, achando que o óbvio já é feito. Uma grande falacia provada por este garoto de 8 anos de idade, o Henrique Ferrara Curti apresentou de forma simples uma solução para que o condomínio pudesse economizar mais de 25% em sua conta de água.

Continue reading “Como economizar água em seu condomínio – Dica de um garoto de 8 anos que já ajudou seu condomínio a economizar em quase 25% o consumo de água.”

10 Dicas essenciais para manter o fluxo de caixa do seu condomínio sempre positivo

The successful condo has its finances up to date, so we give 10 essential tips to improve your cash flow, it is a true recipe for financial prosperity. In general, the last thing you need is a complicated management system that is wasting your time looking for information or leading you to omit data that may be important for strategic decision making. While it may not seem like it, having the perfect control over entering and leaving money may be easier than you might think.

Encourage Fast Payment – Discounts are a good way to encourage payments to be received in a shorter amount of time. Give up a percentage for the case of payments in ten days, for example. This brings more money into your cash flow.

Continue reading “10 Dicas essenciais para manter o fluxo de caixa do seu condomínio sempre positivo”

Como administrar as contas a pagar do seu condomínio

Embora pareça uma tarefa complexa, é fundamental para uma boa gestão, saber como administrar as contas a pagar do seu condomínio. Tudo o que você precisa é organização e controle.

Não tem como fugir disso. O responsável pela tesouraria, e por manter o caixa ‘no azul’ é o síndico, pois ele irá direcionar o dinheiro de acordo com as contas a pagar do condomínio.

A funcionalidade de um condomínio é como de uma empresa, e na questão financeira não seria diferente. Logo para não correr o risco de comprometer o caixa do condomínio, o síndico não poderá dar ‘o passo maior que a perna’. E sempre priorizar questões que sejam essenciais para o dia a dia.

Continue reading “Como administrar as contas a pagar do seu condomínio”

5 dicas para ser um bom síndico

Exercer as funções de um síndico não é tarefa fácil. Mas aplicando na prática estas 5 dicas de como ser um bom síndico, sua gestão poderá ser mais tranqüila.

Você já sabe que o síndico é a pessoa responsável pelo bom funcionamento do condomínio.

Claro que é preciso bom senso e do auxílio de todos os moradores, quando se trata de respeitar as normas do lugar onde se vive.

Mas cabe ao síndico zelar e orientar para que a convenção do condomínio e as normas de convivência sejam mantidas no dia-a-dia.

Continue reading “5 dicas para ser um bom síndico”