O que é PCMSO?

PCMSO é a sigla de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, uma legislação federal regulamentada pela norma regulamentadora nº 07 do Ministério do Trabalho e Emprego que define a obrigatoriedade da elaboração e implementação do PCMSO por parte de todos os empregadores para promover e preservar a saúde dos seus trabalhadores. Nele estão estabelecidos tópicos como realização de exames admissionais, demissões, mudanças de função e regras de retorno ao trabalho. Seu principal objetivo é identificar previamente qualquer fator que possa acabar influenciando na saúde dos trabalhadores.

Continue reading “O que é PCMSO?”

Dicas e cuidados para ter uma piscina no condomínio

Uma piscina é um item que pode agregar muito valor ao seu condomínio e agradar bastante os seus moradores nos dias de calor. Entretanto é necessário tomar alguns cuidados em relação a higiene e segurança e estabelecer regras para que todos possam utilizar a piscina sem problemas. A melhor forma de fazer isso é definindo regras claras sobre o seu uso e uma constante monitoração para que não haja muitos problemas.

Antes de mais nada, é necessário que a piscina tenha seu projeto aprovado pela autoridade sanitária, suas instalações sejam vistoriadas, tenham alvará de funcionamento e que todas as medidas de segurança sejam seguidas corretamente para prevenir acidentes.

Continue reading “Dicas e cuidados para ter uma piscina no condomínio”

PPRA para condomínios

Embora nem todo síndico tenha conhecimento, o PPRA deve ser elaborado e implantado em todos os condomínios que possuem empregados registrados. Não importa aí o número de funcionários, a matéria é regida pela NR 7 e NR9, do MTb.

Mas, afinal, o que são todas essas siglas? Se estamos alertando que todo síndico deve ter conhecimento, estamos obrigando o síndico a conhecer também a salada de siglas que fica rondando nosso dia a dia e atormentando nossos neurônios.

Continue reading “PPRA para condomínios”

Automação condominial, otimize seus recursos e melhore seu condomínio com os processos de automação e segurança

Nos últimos anos nossas cidades vêm crescendo muito e nunca dividimos tanto espaço e recursos com outras pessoas e famílias. Com diversos tipos de condomínios existentes e ilimitados modelos de gestão vemos um pensamento em comum que são: otimizar de recursos, tornar a gestão mais eficiente e ao mesmo tempo trazer conforto, segurança e boa qualidade de vida para todos os condôminos e demais pessoas que frequentam o nosso espaço.

Continue reading “Automação condominial, otimize seus recursos e melhore seu condomínio com os processos de automação e segurança”

Como administrar um condomínio – Dicas de organização para simplificar a gestão do seu condomínio

Hoje a administração de condomínio é para ao se administrar uma pequena empresa, dependendo do condomínio é como administrar uma empresa média! É preciso ter muito atenção em todos os setores para se manter dentro da lei, então, como administrar um condomínio sem ter problemas e ainda manter baixos custos de gestão?

Para administrar um condomínio, é preciso ter conhecimento contábil, trabalhista, civil, além de áreas administrativas, para quem quiser ser um bom síndico. Fora essas habilidades é preciso ter muita paciência com relação aos demais condôminos e ser um mediador de conflitos.

Continue reading “Como administrar um condomínio – Dicas de organização para simplificar a gestão do seu condomínio”

10 dicas de prevenção e segurança para seu condomínio

Todo condomínio deveria investir em segurança. Além disso, é preciso estar sempre alerta a toda movimentação. Pensando nisso, listei 10 dicas de segurança para o seu condomínio.

Com o aumento constante da criminalidade é preciso estar atento. Algumas atitudes podem comprometer a segurança do condomínio, e acabar expondo todos ao perigo.

São pequenos descuidos como:

  • Abrir o portão da garagem ao identificar apenas o veículo de um morador sem verificar quem está no interior do mesmo,
  • Um funcionário deixar a portaria sem a presença de outro profissional,
  • Ter na portaria equipamentos como televisão ou rádio que possam tirar a atenção do profissional,
  • Um morador reclamar quando um funcionário causar ‘algum transtorno’ por apenas fazer cumprir as normas de segurança do condomínio,
  • Um morador permitir que o porteiro libere a entrada, antecipada, de um visitante que ainda não chegou.

Aqui você encontra dicas de como tratar os prestadores de serviço dentro do condomínio. Abaixo listamos 10 dicas que podem ajudar previnir problemas de segurança

Continue reading “10 dicas de prevenção e segurança para seu condomínio”

10 dicas de segurança para o seu condomínio, veja como mudar alguns os hábitos pode deixar seu condomínio ainda mais seguro

Investir em segurança garante certa tranqüilidade aos condôminos. As 10 dicas para o dia a dia que podem melhorar a segurança de seu condomínio alertam para importância dessa questão.

Para não comprometer a segurança do condomínio, algumas atitudes podem ser tomadas. O síndico poderá adotar medidas preventivas, para que algumas situações de risco possam ser prevenidas no dia a dia.

Continue reading “10 dicas de segurança para o seu condomínio, veja como mudar alguns os hábitos pode deixar seu condomínio ainda mais seguro”

Como tratar com prestadores de serviços dentro do seu condomínio

Todo condomínio que zela pelo bem-estar de seus moradores deve ter normas de segurança e controle de acesso. Você sabe como tratar com prestadores de serviços dentro do condomínio?

Não há dúvidas que a terceirização de serviços, para um condomínio, é uma boa alternativa e pode ser aliada importante para a gestão de um síndico.

Continue reading “Como tratar com prestadores de serviços dentro do seu condomínio”