Regras para a alteração da convenção de condomínio

The condominium convention is a document that provides for the internal regiment of the condominium. Did you know that there are  rules for changing the condominium agreement?

It is worth noting that even if there are  rules for changing the condominium agreement,  they must always be in accordance with current legislation. This document, which is legal, provides for the entire operation of the condominium, from the apportionment of expenses to the punishment of violators and defaulters.

Some condominiums do not have a convention regularized in a notary’s office, but by law, if more than 66% of the residents sign the document, it becomes valid as if it were legal.

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Modelo de convenção de condomínio, qual utilizar?

Do you know any model condominium convention and know what it is? It can be decisive for you to choose the best place to live or work.

Regardless of the model of condominium, there is a document that records what should be the part of each resident with the contribution of tasks and how the condominium will administer it. This document is a model condominium convention.

This document also provides for other forms of organization, such as the use of common areas for residents, events, meetings, etc. But how to correctly choose a convention?

It is important, first of all, that she be registered in a notary’s office. There is a law that provides that even without registration, it is valid if at least 66% of the condominium owners have already signed up. Even so, to avoid any problem, it is best that it is registered.

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Prestadores de serviços para condomínio, quais as melhores práticas para selecionar e contratar

Um condomínio precisa de muitos cuidados e nem sempre o síndico ou os moradores tem tempo e habilidades para resolver tudo. Atualmente o dia a dia das pessoas anda cada vez mais corrido e pode ser que em algum momento seja necessário contratar prestadores de serviços para tarefas diversas como cuidar do jardim, realizar a limpeza das áreas públicas, revitalização de algum ambiente ou para realizar consertos. Até mesmo um síndico pode ser contratado, caso haja necessidade. Saiba mais sobre isso em nosso post sobre quais as principais diferenças entre a gestão de um síndico um administrador profissional e uma administradora de condomínios.

Antes de mais nada, é importante sempre discutir com os moradores a necessidade de contratação de serviços terceirizados, tanto para que eles saibam da importância desta contratação para a melhora da qualidade de vida dentro do condomínio, quanto para que eles fiquem cientes de que pode haver uma cobrança a mais devido a essa prestação de serviços.

Para evitar problemas posteriores, busque por prestadores de serviços com referências e independente disso, sempre verifique a idoneidade do contratado e exija e guarde todos os comprovantes. Além disso, antes de contratar qualquer serviço, procure saber sobre as suas normas e leis, principalmente as questões de seguranças e equipamentos necessários, pois caso ocorra qualquer problema, o condomínio poderá ser responsabilizado.

Apesar de na maioria das vezes o principal fator a ser levado em consideração ser o preço, sempre procure saber se você realmente está contratando um profissional sério e comprometido para evitar futuros problemas e despesas extra.

O que é PCMSO?

PCMSO é a sigla de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, uma legislação federal regulamentada pela norma regulamentadora nº 07 do Ministério do Trabalho e Emprego que define a obrigatoriedade da elaboração e implementação do PCMSO por parte de todos os empregadores para promover e preservar a saúde dos seus trabalhadores. Nele estão estabelecidos tópicos como realização de exames admissionais, demissões, mudanças de função e regras de retorno ao trabalho. Seu principal objetivo é identificar previamente qualquer fator que possa acabar influenciando na saúde dos trabalhadores.

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Regras de acesso ao estatuto do condomínio (síndico não me deixa ver o estatuto ou só me oferece xerox)

A Convenção e o Regulamento do Condomínio são documentos muito importantes que fazem parte do Estatuto do Condomínio, pois eles estabelecem as regras  do condomínio, incluindo suas normas de funcionamento e os direitos e deveres do síndico e dos condôminos. Devido a sua grande grande importância, é fundamental que todos possam ter acesso ao conteúdo de ambos. Mas como deve ser o acesso a estes documentos? O síndico pode restringir esse acesso de alguma forma ou oferecer apenas uma cópia para os condôminos? Saiba mais sobre este assunto no post a seguir. Continue reading “Regras de acesso ao estatuto do condomínio (síndico não me deixa ver o estatuto ou só me oferece xerox)”

Dicas e cuidados para ter uma piscina no condomínio

Uma piscina é um item que pode agregar muito valor ao seu condomínio e agradar bastante os seus moradores nos dias de calor. Entretanto é necessário tomar alguns cuidados em relação a higiene e segurança e estabelecer regras para que todos possam utilizar a piscina sem problemas. A melhor forma de fazer isso é definindo regras claras sobre o seu uso e uma constante monitoração para que não haja muitos problemas.

Antes de mais nada, é necessário que a piscina tenha seu projeto aprovado pela autoridade sanitária, suas instalações sejam vistoriadas, tenham alvará de funcionamento e que todas as medidas de segurança sejam seguidas corretamente para prevenir acidentes.

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Lidando com problemas de barulho no condomínio

Um dos principais motivos de queixas em condomínios é o barulho. Seja uma obra, uma festa de criança ou algum vizinho que goste de ouvir música alta, o barulho em excesso pode incomodar os moradores e logo as reclamações começam a chegar aos ouvidos do síndico. Até mesmo estabelecimentos como bares e casas noturnas próximos ao condomínio podem gerar algum incômodo. Neste artigo você irá aprender a lidar com este tipo de problema de forma justa e de acordo com a lei.

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PPRA para condomínios

Embora nem todo síndico tenha conhecimento, o PPRA deve ser elaborado e implantado em todos os condomínios que possuem empregados registrados. Não importa aí o número de funcionários, a matéria é regida pela NR 7 e NR9, do MTb.

Mas, afinal, o que são todas essas siglas? Se estamos alertando que todo síndico deve ter conhecimento, estamos obrigando o síndico a conhecer também a salada de siglas que fica rondando nosso dia a dia e atormentando nossos neurônios.

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