Gestão de obras em condomínios, quais os principais problemas de obras do condomínio.

Hoje vamos abordar um assunto que causa problemas, quando não é bem planejado. O gerenciamento de obras em condomínios, quais os principais problemas na gestão de obras do condomínio.

O lado bom de construir, ou reformar, é quando a obra fica pronta. Durante, alguns problemas podem causar dor de cabeça…

Então, como nosso objetivo é contribuir para sua gestão, consideramos essencial enfrentar essa questão sobre gerenciamento de obras em condomínios, quais os principais problemas na gestão de obras do condomínio.

Alguns detalhes podem ser fundamentais para auxiliar nessa empreitada. Então confira algumas dicas de como conduzir o gerenciamento de obras em condomínios, na lista abaixo:

 Orçamento

Saber distribuir bem a verba é essencial para que corra tudo bem durante a execução.

 Acompanhamento e vistoria de Arquiteto ou Engenheiro

A orientação de um profissional é essencial para conduzir e manter a obra dentro do orçamento. Além de garantir que o projeto saia como planejado.

 A entrada, saída e armazenamento de materiais

É fundamental controlar o desperdício de material, e armazenar corretamente contribui para um reaproveitamento.

Lembrando que o material que estiver mais tempo estocado, deverá ser o primeiro a ser utilizado.

 Limpeza do local onde acontece a obra, ou a reforma, no condomínio

Durante o dia de trabalho é difícil evitar a sujeira que uma obra causa. O ideal é manter isolamento do local ou então sinalização alertando dos riscos.

 Gerenciar a obra X Organizar o planejamento

Quando se trata de Gestão de obras em condomínios, os principais problemas ocorrem por falta de planejamento.  E planejar o gerenciamento de obras em condomínios trás consigo outras questões como:

  • Segurança,
  • Mão de obra especializada,
  • Respeitar o horário,

Para um melhor entendimento dos principais problemas na gestão de obras no condomínio, abaixo tratamos de cada uma deles, acompanhe:

 

Planejamento

Estar atento em cada detalhe de como será o projeto e os prazos. Evitar ao máximo que imprevistos aconteçam. Planejar é o primeiro passo para que ocorra tudo bem no gerenciamento de obras em condomínios.

 

 

 

Segurança

Todo e qualquer prestador de serviço deve ser previamente identificado. Se possível com uniforme da empresa responsável pela execução da obra.

Verificar a entrada e saída de prestadores de serviço é uma maneira de manter a segurança do condomínio.

 

 

Mão de obra especializada

É a melhor maneira de evitar problemas durante a obra no condomínio. Uma empresa especializada que ofereça uma boa equipe, garante bons resultados na execução.

 

Respeitar o horário

Ver uma obra concluída é o desejo de todos, mas é preciso entender que esta só pode acontecer em horário comercial. Respeitar o horário é fundamental, evita muitos problemas e reclamações.

Esperamos que estas informações acima, sobre o gerenciamento de obras em condomínios e quais os principais problemas na gestão de obras do condomínio possam somar em sua gestão.

Se tiver uma dica, sugestão ou dúvida, entre em contato.

E para evitar maiores problemas no gerenciamento de obras em condomínios, a principal dica do Blog é: previna acidentes.

A organização no canteiro é fundamental. Muito cuidado com pregos, tábuas, ferramentas e materiais.

Vale lembrar também que os prestadores de serviço devem estar usando equipamentos de segurança como:

  • Capacete
  • Luva
  • Botina
  • Óculos
  • Cinto de segurança
  • Protetor auricular

Esses EPI’s são fornecidos pela empresa, mas não custa ficar atento ao uso correto dos mesmos, no canteiro.

No vídeo abaixo você pode ter um exemplo de como conduzir o gerenciamento de obras no condomínio, ou dentro de um apartamento. Você pode adaptar as dicas e direcionar conforme a situação.

 

Aqui no Blog  do Condomínio, você pode encontrar conteúdos sobre a segurança do condomínio e dicas de como tratar prestadores de serviços dentro do seu condomínio:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *